co

No Dia Mundial do Ambiente os alunos do 6ºG participaram numa  corrida com carros feitos por eles com materiais recuperados e movidos a balão de ar.
Esta atividade teve como objetivo principal sensibilizar para a necessidade da recuperação de materiais e para a preservação do ambiente e decorreu com entusiasmo, numa aula de Educação Tecnológica

 


 

P 20170424 165116 1 

O AE André Soares abraçou pela 2ª vez os Global Action Days ou Community Action Daysque

Visa dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas Eco-Escolas e pelos Jovens Repórteres para o Ambiente em todo o mundo, comunicando e divulguando algumas das muitas ações que realizam em prol do ambiente


cartaz de OAU-2  IMG 20170427 105922

(click nas imagens...)


 

Dia Mundial da Floresta

A escola comemorou este dia com o Clube do Ambiente a colocar ninhos, nas árvores da escola, feitos com rolhas de cortiça, reciclando.

IMG 20170320 160757
(mais no FB)
 
 

campanhaoleo
 
Foi iniciada a campanha de recolha de  Óleos Alimentares Usados (OAU), esta iniciativa ambiental também te pode dar exclentes prémios! Participa...
 

Para mais informação: https://ecoandresoares.blogspot.pt/2016/12/campanha-recolha-de-oleos-usados-oau.html


 

ll

O AE André Soares foi uma das 20 escolas selecionada para integrar a Campanha Litter Less 2017. O Litter Less Campaign é um projeto internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE), que desafia jovens de 9 países da rede JRA a observar, interpretar, reportar e encontrar soluções mais sustentáveis para a problemática dos resíduos.

Com esta participação os alunos envolvidos terão a criar acções que promovam a necessidade de repensar, reduzir, reutilizar, recriar, reciclar… Este inicitativa do Eco-Escola e Jovem Repórteres para o ambiente, propõe-se também articular actividades com o projecto Erasmus+ - “Got Pollution? Be the solution… Recycle!” , promovendo uma dimensão europeia de todas as actividades. Com esta selecção um professor e um aluno de cada escola participante serão convidados para uma workshop multimédia a realizar em Lisboa em janeiro e a escola receberá o valor de 250€ para ajuda à implementação do projecto.

 

 
IMG 20161107 171719
 

O Eco-escola do AE André Soares voltou a celebrar o Global Action Days que  visa dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas Eco-Escolas em todo o mundo motivando para que durante estas semanas 9 a 15 de novembro comuniquem e divulguem alguma das muitas ações que realizam em prol do ambiente.

Desta ação faz parte a exposição sobre o uso de plástico e o malefício para o ambiente… o lema desta exposição é “Não somos de plástico!... Não produzas tanto lixo!...”. Esta atividade também está ligada ao projeto Erasmus+ - “Got pollution? Be the solution… Recycle!”, em que a nossa escola é parceira.
Esta atividade contou com a participação da Oficina do Ambiente.

DSCN5298  DSCN5299
 
 
 
Alimentação Saudável e Sustentável
 
  
Na semana de 17 a 21 de outubro o Eco-escola do AE André Soares associou-se à equipa PES (programa de Educação para a Saúde)...
 
... uma vez que o tema deste ano está relacionado com as alterações climáticas e a sua influência na agricultura e consequentemente nos produtos. Após consultar os temas das Sessões de Educação Ambiental, propostas pela Câmara Municipal de Braga  e escolher as mais interessantes, foi-nos disponibilidade para virem a vinda à escola  da Engenheira Cristina Costa. A nossa ilustre convidada ofereceu aos alunos e professores uma sessão sobre "Alimentação Saudável e Sustentável". A palestra decorreu com grande interação de todos, criando um momento único e de caráter pedagógico de grande relevância. 
 

IMG 0137
 
Limpeza do Rio Este (mais fotos no FB)
 
 
 2016/17

ecoesc

 
 

 http://ecoandresoares.blogspot.pt

A escola de Ponte Pedrinha e o 7º D da escola sede, fizeram análises à fauna e flora do rio assim como à qualidade da água e limparam as margens do Rio Este.com muito empenho e dedicação.
 
 

 
"MOVIMENTO O2"
DSCF3814
(ver mais fotos no FB)
 

A equipa da Eco-Escola recebeu um Convite do Município para participar numa iniciativa global, designada ENO Tree Planting Day, a ter lugar no dia 21 de Setembro (dia Internacional da Paz) em todo o Mundo.

Os alunos da escola Ponte Pedrinha participaram na plantação das árvores assistindo e exibindo cartazes, elaborados por eles sobre a importância do Oxigénio. Participaram também nesta atividade, os alunos do 7ºI da escola 2,3 André Soares.

O Programa ENO existe há 16 anos, conta com 150 países participantes que no seu total conseguiram plantar 20 milhões de árvores em todo o mundo. Esta iniciativa em Portugal tem o nome, "MOVIMENTO O2"

 
 
 

 

2015/16

André Soares vencedor do concurso - Criar com Estilo | Roupas Usadas Não Estão Acabadas

 

 

DSCF3382

No cumprimento do programa da II edição do projeto AQUACAVADO “O Rio que nos Une”, e em colaboração com a CIBIO-Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto, a equipa da eco escola, realizou no dia 2 de maio uma Palestra sobre "Plantas Invasoras" direcionada aos alunos do 3.º ciclo.

IMG 1816

(veja mais fotos no FB)

 


 IMG 20160502 103647  IMG 20160502 151249

(veja mais fotos no FB)

Inserida na “Rota Eco-Escolas”, a escola EB 2,3 André Soares recebeu no dia 2 de maio, pelas 10.30, a Bandeira verde das Eco Escolas, entregue pela escola EB 2,3 de Real.

Esta iniciativa coordenada pela ABAE | Programa Eco-Escolas, que assinala este ano os 20 anos das Eco-Escolas em Portugal coloca o enfoque na mobilidade sustentável e na participação ativa das crianças e jovens na procura de proposta de soluções para uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva,  através do envolvimento de toda a Comunidade escolar e da Câmara Municipal.

Na parte da tarde um grupo de alunos acompanhado por dois professores foi entregar a Bandeira à Câmara Municipal acompanhada do testemunho com identificação de problemas, sugestões e opiniões para uma mobilidade mais sustentável na nossa cidade.


 

arvore

 

  Atividades desenvolvidas

  • Aula sobre triagem de resíduos urbanos (6ºG, J. e I)

eco1

  • Day os Action – Monitorização do ruído (5ºB)

eco2

Projeto Rios—”ESTE é o nosso rio” (3 turmas do 4º ano e 1 aluno do 8º)

eco3

  • Astear da Bandeira 2015-16 (5ºB e 8ºG)

 

bandeiraeco

No dia 12 de novembro a equipa da Eco-escola hasteou a bandeira referente ao ano de 2014/2015, com a presença do senhor presidente do Conselho Geral, da Sub directora deste agrupamento de escolas e com a colaboração dos alunos do 5ºD. Foi também dinamizada uma actividade, com estes alunos, sobre “ A avaliação da qualidade sonora dentro da escola”.

 

  • Campanhas de Recolha 2015-16

eco4

 

 

 

  • Oleão no Agrupamento

eco5

  • Classificação das espécies arbóreas (Equipa Eco-escola)

eco6

 

  • Projeto Hortas bio (Estabelecimento Prisional de Braga- turma EFA)

eco7

  • Aula sobre Espécies Arbóreas Indígenas em Portugal (6ºG com a participação da Engenheira Alexandra da CMB).

eco8


 

 eco16

A nossa bandeira da Eco Escolas

Dois professores representando a equipa das Eco Escolas do Agrupamento André Soares foram ontem, dia 14 de Outubro, a Torres Vedras receber o galardão das Eco Escolas em reconhecimento do trabalho desenvolvido no ano lectivo de 2014/2015.

Parabéns a todos quantos colaboraram em benefício do ambiente e da sustentabilidade, no nosso Agrupamento.

IMG 98692

 


2015/2016

Inserido num Projeto da Câmara Municipal de Braga, no dia 18 de setembro, a equipa do Eco Escolas do Agrupamento, deslocou-se ao troço adotado para reconhecimento das características e localização do mesmo. Percorreram-se os 150metros do rio a ser intervencionado ao longo deste ano letivo. Fomos acompanhados por uma estagiária da Câmara Municipal que pertence à equipa de engenheira Ana Cristina Costa.

IMG 20150918 154248   IMG 20150918 154153


 

Para comemorar o Dia do Ambiente a escola foram realizadas duas ações dinamizadas pela Eco-Escolas. 

De manhã os alunos do 3º ciclo visualizaram reportagens sobre a energia, realizadas por alunos da escola. Aqui fica a reportagem vencedora.

De tarde foi dinamizada uma mega aula de dança em colaboração com o PES.
 
 

Rota das Eco Escolas (veja o vídeo)

 

ecoesc

2014/15


Recebemos com muita alegria a Bandeira Eco Escolas!

Os nossos pequeninos são sensibilizados para a responsabilidade que carregam de tudo fazer para garantir a sustentabilidade do planeta!


 

Integrado nas comemorações do World Days of Action o Agrupamento André Soares levou a cabo uma iniciativa de mobilidade sustentável.
Foi feita uma rota em bicicleta entre todas as escolas do agrupamento.
Para realizar esta rota contamos com a colaboração do AKI e da BikeZone. Ao longo de todo o trajeto, o grupo teve o acompanhamento da Polícia Municipal.
Foi uma manhã muito interessante, mostrando os alunos uma boa postura e civismo!


Rota sustentável em bicicleta entre todas as escolas do agrupamento, entre as 9h e as 11h.
Hastear da bandeira Eco-Escolas na EB 2,3 André Soares às 11h35 com momento musical.
Plantar ervas aromáticas.
Reciclagem de tinteiros e toners.

No dia 7 de novembro sugeríamos que toda a comunidade escolar vestisse uma peça de roupa ou um acessório verde.

Vamos todos participar nesta onda verde.

wda

Obrigado
A equipa eco escolas


2013/14

Programa internacional promovido pela Foundation for EnvironmentalEducation (FEE) e desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE),com o apoio de diversas entidades, entre elas a DGE, cujo objetivo consiste em promover ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade.

Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Público-alvo: alunos do AEAS
Coordenadora do projeto: Madalena Coelho

 

Plano de ação

 

Atividades

 

Eco-Código

ecocode

 

Durante este ano letivo a escola aderiu pela primeira vez ao Projeto das Eco Escolas. Os alunos foram sensibilizados para a necessidade da separação e tratamento de resíduos sólidos e líquidos, para um desenvolvimento sustentável.

Nas aulas de Educação Visual os alunos do 6ºano, elaboraram frases de sensibilização para esta temática. De seguida desenvolveram o seu projeto ilustrando cada aluno, uma frase. Depois dos projetos concluídos, foram selecionados sete trabalhos por turma, que os concretizou em trabalho de grupo, quatro alunos em cada grupo. Para a elaboração dos trabalhos os alunos fizeram aplicações de materiais: cartolinas, plásticos, cartões e outros materiais tridimensionais com por exemplo tampas de garrafa.

Depois dos trabalhos concluídos fez-se uma reunião de conselho das Eco Escolas onde foi escolhido o cartaz que vai representar a escola pela primeira vez.

Os alunos elaboraram este Eco Código que é o fruto do trabalho desenvolvido ao longo do ano. Todos os alunos do 6º ano se empenharam na realização desta atividade.

Os professores responsáveis: Rita Goulart Lemos da Silva Sousa e António Rocha

A professora coordenadora: Maria Madalena Silva Abreu Coelho

 


 

 

cartazeco

 

Música da entrega da bandeira do Eco Escolas

(ver reportagem)

 

Vamos todos dar as mãos

E este mundo mudar

Por ti, por mim, pelo futuro

O ambiente preservar

Os resíduos separar

Energia vais poupar

Água límpida a correr

A biodiversidade a ganhar

Pratica a agricultura biológica

Porque os químicos não têm lógica

Boa alimentação vou fazer

Para saudável poder crescer

Refrão

Eco, Eco-Escolas

Programa a continuar

Ganhámos o galardão

Para vermos o hastear 


Dia 22 de abril pelas 14h30, vamos participar na atividade promovida pela CMB de "Controlo de mimosas no Monte Picoto". 

Dia 24 de abril recebemos a bandeira da eco-escolas vinda de Nogueira, com uma atuação musical por alunos do 6º ano e da EB1 do Carandá. 

Haverá ainda, uma atuação do nosso grupo de cordas. Dia 28 entrega da bandeira na Secundária Carlos Amarante.